Avançar para o conteúdo principal

Observações de Preparações Definitivas ao M.O.C.



Clube dos Cientistas - 26/01/2023

O microscópio ótico composto (m.o.c.) ou, mais simples e comummente, microscópio ótico, é um instrumento óptico que faz uso da refração da luz oriunda de uma série de lentes, dotadas ou não de filtros multicoloridos e/ou ultravioleta, para ampliar a imagem de objetos invisíveis (ou de difícil visualização) a olho nu.


É constituído por uma parte ótica para ampliação das imagens e por uma parte mecânica para suportar o sistema ótico e focar a imagem.

As preparações definitivas envolvem uma técnica que permite a separação de células em meio líquido. Consiste em espalhar um fragmento de tecido ou de uma colónia sobre uma lâmina de vidro, o que provoca a dissociação de alguns elementos celulares e a sua aderência ao vidro. Forma-se assim uma fina camada de células, facilitando a observação. Podem utilizar-se várias vezes.







Fotos: Ana João 6ºH









Fotos: Niurys Morales 6ºE




Esponja de abóbora - amp: x400




Tecido de baço humano - amp: x400


Fotos: Prof. Hugo Pinto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pó caseiro para recolha de impressões digitais

Obtenção e aplicação de pó para recolha de impressões digitais, a partir de carvão vegetal, em colaboração com a turma do 5ºB, no âmbito da participação no "Campeonato de Ciências e Escrita Criativa 2022/2023". Os aluno do clube, alguns dos quais são integrantes da turma a concurso, criaram um pó de carvão vegetal, muito fino, que posteriormente usaram para recolher as suas próprias impressões digitais a partir do material de laboratório. Vejam as fotos:

Dissecação de um peixe (carapau comum - Trachurus trachurus).

 

Pilhas de Frutos ... e refrigerante - 18.05.2023

As pilhas comuns que costumamos usar em aparelhos eletrónicos possuem em no interior uma série de espécies químicas, entre elas metais e soluções eletrolíticas que causam reações de oxidorredução (com perda e ganho de eletrões), que geram uma diferença de potencial (ddp).  Os  eletrões , por apresentarem carga negativa, migram do eletrodo negativo, denominado ânodo, que é o metal com maior tendência de doar eletrões ; para o positivo, que recebe o nome de cátodo (metal com maior tendência de receber  eletrões ) . Desse modo é gerada uma corrente elétrica que faz o equipamento funcionar. Todas as pilhas se baseiam nesse mesmo princípio de funcionamento.   Pensando nesses termos é possível produzir uma pilha utilizando limão, laranja, tomate, batata e refrigerante; pois todos esses materiais citados possuem no seu interior soluções com catiões e aniões, isto é, espécies químicas com cargas positivas e negativas, respectivamente, e que podem sofrer mi...